Um pessoal teve uma ideia brilhante, que foi juntar as possibilidades do HTML5 com o famoso game dos anos 80 Bomberman e o resultado pode ser visto no site www.bombermine.com que irá rodar em qualquer browser moderno.

Dando uma olhada no código fonte do projeto, pude ver alguns detalhes interessantes, como o uso de WebSockets, renderização com WebGL, técnicas de qualidade de código usando jshint e várias libs conhecidas:

  • jQuery 1.9.x – Compatibilidade cross-browser
  • Moment.js – Manipulação de datas
  • Underscore.js – Kit de utilitários para Array, Objects e outros
  • AngularJS – Framework com Model, Template, Controllers, Routes e outros recursos

Apesar do site não ostentar muitas informações, no código é possível reparar apontamentos a outro domínio com sufixo .ru o que indica que o pessoal que produziu esse game é Russo, apesar da latência, cerca de 330ms aqui para o Brasil, o jogo continua sendo muito divertido de se jogar e a sensação de lag, apesar de perceptível, não chega a incomodar.

A organização dos arquivos é bacana, o projeto ainda não está com todo seu código minificado, então quem quiser dar uma olhada no client-side do projeto, é um bom momento. Ainda mais porque ele está bem organizado, eles evitam bastante utilização de globais encapsulando seus códigos em funções auto-executáveis, a unica propriedade adicionada ao global é uma chamada “game”, que segue as premissas do AngularJS.

O “core” do jogo foi feito com GWT, está em um arquivo minificado e otimizado. Como seu nome indica, ele não permite cache, pois o jogo vem sendo constantemente atualizado e provavelmente seus autores também não querem que este resida no computador dos usuários.

Em contato com o responsável pelo projeto por email, eles dizem reconhecer uma grande comunidade brasileira acessando o jogo e já tem planos para servidores no Brasil.